.

.

domingo, 23 de março de 2014

A fachada do pórtico



A fachada do pórtico da Igreja de Jesus está virada para o sul, e quase ao fim da parede lateral da mesma igreja que corre de lesta a oeste. É da mesma arquitectura gótica, perpendicular, ou vertical, a que se chama manuelina, e que foi adoptada na fábrica da capela-mor e corpo da igreja. É de forma côncava, encrava na espessura da parede, e na parte mais saliente e externa, onde tem a sua maior largura, mede 7 metros e 50 cent; daqui, formando por assim dizer o átrio, mede uns 3 metros até ao fundo, onde, ocupando uma largura de 3 metros e 50, está o pórtico de forma dupla, ou de duas entradas, da mesma fábrica e estilo predominante dos tempos de D. João II e D. Manuel.

Além da maior largura na fachada propriamente dita, há ainda a mais, de cada um dos lados dela e ao fundo dos extremos de dois botaréus laterais, uns 90 cm de espaço de parede revista a pedra lisa. Estes dois botaréus de forte espessura, que ladeiam a fachada do pórtico, dando-lhe mais saliência, apresentam a sua superfície revestida de pilaretes, ou colunelos octógonos e bem lavrados, tripartidos, ou divididos em três partes sobreposta umas às outras, e cada uma com sua base e capitel, e ao meio do fuste um cordão ou anel, que corta os pilaretes do centro, os quais terminam ao cimo com capitéis, que também servem de peanhas, seguindo-se-lhes verticalmente meias rotundas cobertas por baldaquinos.
Da parte interior do átrio, erguem-se lateralmente diversos polistilos, ou pilastras, e colunelas suas peanhas, meias rotundas e baldaquinos. Do cimo dessas colunelas sai erguendo-se a abóbada do átrio, formando um arco de ponto ornado de diferentes cordões, e tudo fabricado ao mesmo estilo.
Ao fundo, como dissemos, está o pórtico duplo, ou de duas entradas para o templo, com umbrais e arcos, sobre cada um dos quias está um baldaquino ficando entre as duas entradas diferentes pilaretes ou colunelas, semelhantes às já referidas. A colunela do centro, porém, eleva-se quase a tocar no arco da abóbada. É dividida em duas partes; a inferior tem a sua base, e capitel quer serviria também para peanha, enquanto a parte superior é ornada de um capitel, que serve de baldaquim para a parte inferior, e de peanha para o espaço que se lhe eleva, rematando afinal com um outro baldaquim, no cimo da colunela.
A parede superior às duas entradas do pórtico, é faceada de pedraria lisa, formando a modo de frontão, além do qual ainda se elevam botaréus laterais.

in
 CARVALHO, Almeida, Acontecimentos, Lendas e Tradições da Região Setubalense - Vol. III: Convento de Jesus. 

Fotografia: http://primafolia.blogspot.pt/

0 comentários:

Enviar um comentário